quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

'Operação Verão' de Pinhais acontece aos finais de semana no Parque das Águas



Para proporcionar mais segurança, dar orientações e informações às pessoas que visitam o Parque das Águas, foi iniciada no último final de semana a “Operação Verão”. A ação é idealizada pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, e acontece até o dia 9 de fevereiro de 2020, funcionando aos sábados, no horário das 13h às 17h, e aos domingos, das 8h às 17h.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial, Otavio Reinaldo Cancio do Amaral, foram definidos quatro pontos estratégicos no Parque das Águas que terão 12 servidores municipais que atuarão nos dias de operação em atendimento aos visitantes. Os trabalhos serão supervisionados pelos agentes da Defesa Civil do município.
O diretor explica que com a chegada do verão o número de visitantes no Parque das Águas aumenta, logo, a importância de se promover esta ação no período de maior movimento de pessoas. “A importância desta ação é para que a população que irá frequentar o Parque possa ser atendida, instruída e orientada e se sinta segura para desfrutar de tudo que o Parque oferece de lazer”, disse.
O agente da Defesa Civil, Iratonio Alves Ribeiro, falou que no primeiro final de semana o resultado da operação foi positivo e recebeu diversos elogios dos frequentadores do local. “Os servidores que estão trabalhando na operação, estão todos identificados, e explicam aos visitantes o que é permitido e proibido dentro do parque. Temos três servidores em cada ponto atendendo durante o horário e dando orientações, conversando e distribuindo material informativo. Além disso, o carro e a moto da Defesa Civil circulam pelo Parque das Águas para dar suporte aos servidores que estão trabalhando e mais segurança às pessoas que visitam o espaço” explicou.




quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Defesa Civil de Curitiba define trabalho com 12 municípios metropolitanos

Última Atualização: 19/10/2019 por ADC Newton Ledra

Defesa Civil debate atendimento a emergências com 12 municípios da RMC Curitiba, 17/10/2019 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Representantes de 12 municípios da Região Metropolitana participaram de evento sobre a construção de cidades resilientes organizado pela Defesa Civil de Curitiba. A padronização de protocolos a serem adotados durante e, principalmente, antes de uma situação de emergência, como em fortes chuvas, norteou as discussões no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta quinta-feira (17/10).

“Ações de prevenção que envolvam a população são fundamentais para minimizar os impactos de um evento climático”, disse o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

De acordo com Nelson, a gestão integrada envolvendo servidores públicos e sociedade é a chave para todas as ações que buscam a resiliência, capacidade de agir e reagir para retomar a normalidade pós-eventos conturbados.
Na outra ponta, ter planos de emergência a serem colocados em prática desde os primeiros momentos de uma situação adversa é fundamental para o bom atendimento à comunidade, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que participou da abertura do evento.
“Durante meus dois anos como secretário municipal de Obras acompanhei de perto os esforços e a prontidão de todo o time da nossa Defesa Civil, sempre pronto a atuar. É um trabalho que valorizamos muito”, disse ele.
O encontro serviu para a apresentação de um estudo de caso, pelo município de Quatro Barras, que relatou como foi reagir após fortes chuvas que atingiram o município no mês de maio.

Temáticas


Integrantes da Defesa Civil de Araucária, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras, Pinhais, Quitandinha, Rio Negro, Piraquara, Mandirituba, Campo Largo, Colombo, Tunas do Paraná e Contenda trocaram ideias sobre captação de recursos para ações e projetos de proteção e Defesa Civil, em palestra de integrantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. 
O programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), instituído em toda a rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e o funcionamento de planos de auxílio mútuo de empresas com o poder público também foram apresentados.
O encontro regional de Defesa Civil foi prestigiado pelo coronel Raul Kleber de Souza Bueno, responsável por assuntos civis da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, e pela professora Patrícia Sottoriva, do Instituto Brasileiro de Ensino e Desenvolvimento Socioambiental. 
Fonte: Defesa Civil de Curitiba/PR: 

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Rio Negro sedia sexto encontro das Coordenadorias de Defesa Civil (COMPDECs) da Região Metropolitana de Curitiba

Última Atualização: 23/02/2019 por ADC Newton Ledra


Rio Negro/PR sediou nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a sexta edição do Encontro das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba. O evento teve como objetivo fortalecer a parceria entre os municípios e apresentar propostas para melhoria de ações como o trabalho envolvendo Núcleos Comunitários visando o fortalecimento da rede enquanto iniciativa que visa a integração das instituições cooperadas para a geração de conhecimento voltado à Redução de Risco de Desastres (RRD).

O encontro ocorreu nas dependências do Cine Teatro anexo a Prefeituar Municipal de Rio Negro / PR.

Além de palestras sobre os projetos desenvolvidos na cidade de Rio Negro, também foi apresentado o projeto de Defesa Civil nas Escolas desenvolvido na cidade de Quatro Barras, inspirado no Conhecer para Prevenir de Curitiba.

Participam do encontro representantes da Coordenadoria Municipal de Rio Negro, do Corpo de Bombeiros, coordenadores de outros municípios da RMC, bem como representantes da comunidade.

Fonte: Defesa Civil de Rio Negro/PR:

Postagens mais visitadas

Postagem em destaque

Site da prefeitura disponibiliza serviços sobre o trânsito municipal

Cidadão pode fazer solicitações relativas a multas, apresentar recursos, pedir credenciais, entre outras funcionalidades da página da Secret...