CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES SOBRE O COVID-19 SEREM DIVULGADAS O MAIS DIRETAMENTE POSSÍVEL TODAS AS POSTAGENS DESTE BLOG FICAM CONCENTRADAS NA PAGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE PINHAIS EM:
O objetivo desse blog é informar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e a população de Pinhais em geral, sobre todas as ações de Proteção e Defesa Civil Municipal, bem como manter uma rede de Alerta e Preparação para Emergências. Se você tem espírito solidário e quer ajudar na defesa e na proteção de sua comunidade, entre em contato e torne-se voluntário.
Páginas
- Página inicial
- CORONAVIRUS (COVID-19)
- Solicitação Vistoria da Defesa Civil (SSV)
- Cadastro de Voluntários
- Guia Estado de Defesa Civil EDC Pinhais
- EDC Estado de Defesa Civil Atual
- APICULTORES CADASTRADOS
- A Capacitação dos NUPDECs
- O que são NUPDECs ?
- CARTILHAS
- Como agir em caso de desastres
- Cidades Resilientes
- Dicas de Proteção e Defesa Civil
- Dicas Primeiros Socorros
- Sites Úteis
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Fique por dentro das atualizações de noticias do COVID-19 em Pinhais
sábado, 28 de março de 2020
Pinhais mantém decreto de fechamento de comércios e serviços por mais sete dias
A prefeitura de Pinhais prorrogou até o dia 4 de abril o fechamento do comércio e serviços, como medida de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. Comércios como shoppings centers, galerias, conjuntos comerciais, lojas do comércio em geral e serviços, casas noturnas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, tabacarias, lounges, boates, clubes, associações recreativas, academias de ginástica, natação, salões de festas, playgrounds, salões de beleza, clínicas estéticas, autoescolas, escolas de música, escola de línguas e demais atividades e serviços que possam reunir e aglomerar grupos de pessoas permanecem com atividades suspensas.
Fica autorizado apenas o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery.
Ficam mantidas as atividades essenciais, desde que tomadas todas as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.
A medida segue a recomendação do Governo do Estado do Paraná e da Organização Mundial de Saúde, considerando que a classificação da situação do Novo Coronavírus como pandemia significa o risco potencial de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.
Durante a vigência do Decreto, a administração municipal intensificará estudos no sentido de avaliar a retomada gradual das atividades econômicas, conforme o sucesso na contenção do contágio pela COVID-19, seguindo as orientações do Governo do Estado do Paraná.
Confira na íntegra, o decreto 282/2020 link
quarta-feira, 25 de março de 2020
Já verificou seu quintal hoje? Não descuide com a Dengue
"Diante do aumento de casos no Paraná, a Prefeitura de Pinhais alerta para os cuidados a serem tomados para combater o mosquito vetor da doença"
Diante do aumento nos casos no Paraná, a Prefeitura de Pinhais alerta para os cuidados a serem tomados para combater a Dengue. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta terça-feira (24), desde agosto são 57 mortes e 8 se deram apenas na última semana. Em comparação ao boletim anterior, houve um acréscimo de mais de 11 mil casos confirmados da doença.
Em Pinhais, de acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, não há casos de dengue autóctones (contraída na cidade onde a pessoa vive), mas o vetor está presente em vários bairros.
A verificação dos quintais se torna ainda mais importante neste momento, afinal os Agentes de Combates às Endemias não estão podendo atuar nas residências. “Pedimos que a população aproveite esse momento de isolamento social e verifiquem seu quintal. Esta consciência é fundamental”, orienta Cristiane da Conceição de Barros, da Gerência de Vigilância Ambiental.
A recomendação é cuidar para não acumular água e eliminar todo tipo de recipiente “A orientação básica é que a população não deixe quaisquer materiais que possam acumular água nas casas e nos quintais. Observe com atenção, por exemplo, pneus velhos, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d'água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, objetos em terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes.”.
Serviço
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.
Precisa de alguma orientação ou quer tirar alguma dúvida com a sua unidade de saúde?
Precisa de algum atendimento da Unidade de Saúde? FIQUE EM CASA, envie uma mensagem para a USF mais próxima de você e um profissional de saúde te passará as orientações de como proceder. Todos estes números estão preparados para atender via WhatsApp. Mas, atenção, caso tenha algum sintoma da Covid-19, os telefones para contato são: 98814-6838 e 98742-6383.
terça-feira, 24 de março de 2020
Defesa Civil e Guarda Municipal de Pinhais alertam comerciantes e a população
"Equipes estão nas ruas em todos os bairros alertando comerciantes e informando a todos sobre os riscos do Coronavírus"
Nos últimos dias a ação da Guarda Municipal (GM) e da Defesa Civil é de fundamental importância para a população de Pinhais. Além de alertar sobre o perigo do Coronavírus, levando informação e conscientização a todos sobre o atual momento, equipes dessas unidades móveis realizam a fiscalização do comércio no cumprimentos dos Decretos que estabelecem o fechamento de determinados ramos de atividade.
Em um primeiro momento a Defesa Civil orienta o comércio aberto, que não esteja dentro das atividades permitidas de atender o público, para que seja fechado seguindo a determinação. Caso seja descumprida esta solicitação, a Guarda Municipal realiza a fiscalização alertando sobre o perigo do comércio permanecer aberto e não cumprir o Decreto. Além disso, ambas as equipes, tanto da Guarda Municipal como da Defesa Civil, realizam orientações à população sobre os riscos gerados pelo Coronavírus e da importância de ficar em casa, saindo somente em caso de extrema necessidade. “O momento é de muita preocupação de nós gestores, então orientar a população sobre os perigos do vírus e solicitar para aqueles que podem não sair de casa, é uma das várias ações que realizamos atualmente”, destaca a prefeita de Pinhais, Marli Paulino. “Sabemos como é difícil este momento para todos, mas temos certeza de que cumprindo todas as determinações, logo toda a situação estará normalizada e retornaremos as nossas atividades com tranquilidade”, finaliza.
sábado, 21 de março de 2020
Prefeitura de Pinhais endurece medidas de prevenção contra o Coronavírus
A partir do dia 22 de março, os comércios e serviços devem ser fechados.
Neste sábado, a prefeita Marli Paulino decretou medidas mais duras para prevenção do Coronavírus em Pinhais. “Visto a declaração de emergência em saúde pública, decretada pela Organização Mundial de Saúde e também a portaria do Ministério da Saúde, que declarou a transmissão comunitária em todo território nacional, no dia 20 de março de 2020, nós tomamos outras medidas que julgamos necessárias para evitar a proliferação do Coronavírus”, salientou a Prefeita.
A medida prevê o fechamento do comércio a partir das 00h deste domingo, (22) e é válida por sete dias, podendo ser prorrogada por mais sete dias. Fica autorizado apenas o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery.
Ficam mantidas as atividades essenciais, como serviços de saúde, assistência médica e hospitalar, distribuição de medicamentos, postos de combustíveis, mercados, lojas de produtos de limpeza e higiene, serviços de telecomunicações, imprensa, segurança pública e privada, captação e tratamento de esgoto e lixo, tratamento e abastecimento de água, oficinas mecânicas, clínicas veterinárias e serviços funerários.
Os estabelecimentos, que pelo decreto, podem manter suas atividades, devem tomar as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.
O não cumprimento do decreto ou das medidas estabelecidas será considerado infração à legislação municipal e estará sujeita a penalidades e sanções aplicadas.
“Sabemos que as medidas podem ser amargas neste momento, mas quanto mais cedo nos afastarmos, mais cedo nos abraçaremos. Então pedimos a todos que fiquem em casa, adotem as medidas de higiene e façam sua parte no combate a este vírus”, finalizou a Prefeita Marli Paulino.
Confira neste link o decreto na íntegra
Pinhais disponibiliza site que reúne informações sobre o Coronavírus
“o objetivo principal é manter a população informada de todos os comunicados oficiais sobre o Coronavírus no município"
Tendo em vista todas as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Pinhais disponibilizou um site que reúne todas as informações sobre o Coronavírus.
Neste momento a informação é a melhor forma de prevenção, com isso o objetivo principal é manter a população informada de todos os comunicados oficiais sobre o Coronavírus em Pinhais.
Além disso, é preciso tomar cuidado com falsas notícias. Portanto, se você receber qualquer informação por meio de redes sociais e aplicativos procure saber se são de fontes oficiais.
Serviço
O site está disponível na página da Prefeitura: www.pinhais.pr.gov.br (banner informe-se aqui), ou no link: https://sites.google.com/pinhais.pr.gov.br/covid-19
Neste momento a informação é a melhor forma de prevenção, com isso o objetivo principal é manter a população informada de todos os comunicados oficiais sobre o Coronavírus em Pinhais.
Além disso, é preciso tomar cuidado com falsas notícias. Portanto, se você receber qualquer informação por meio de redes sociais e aplicativos procure saber se são de fontes oficiais.
Serviço
O site está disponível na página da Prefeitura: www.pinhais.pr.gov.br (banner informe-se aqui), ou no link: https://sites.google.com/pinhais.pr.gov.br/covid-19
Estado recebe doação e vai distribuir 52 mil litros de álcool a entidades
O Governo do Estado está organizando uma operação logística para distribuir 52 mil litros de álcool, doados pela Associação de Produtores de Bioernergia do Estado do Paraná (Alcopar). O produto será destinado a hospitais, ambulâncias do Samu e Siate, centros de socioeducação, casas de semiliberdade, instituições de acolhimento e outras entidades assistenciais do Paraná.
A operação é coordenada pela Defesa Civil Estadual, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, que fez o pedido de doação à Alcopar. Na manhã desta sexta-feira (20), dois caminhões da Defesa Civil partiram de Curitiba e um terceiro saiu de Cascavel com destino a Londrina, onde fica a sede da entidade, para buscar o carregamento e distribuir o produto entre oito regionais da Defesa Civil.
A distribuição para os órgãos e entidades será a partir das regionais de Curitiba, Paranaguá, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava, atingindo a todo o estado. A previsão é que o álcool possa ser entregue às instituições a partir da segunda-feira (23). Cada uma será responsável por pegar o produto na unidade, mas a Defesa Civil também vai auxiliar na entrega para aquelas que não podem se deslocar até o local.
PRODUTO – A doação feita pela Alcopar, que reúne 28 usinas e destilarias que produzem álcool e açúcar em todo o Paraná, foi do produto puro, também conhecido como álcool absoluto, com concentração alcoólica de 91%. Para que possa ser utilizado, a empresa Refriko, de Cambé, está processando gratuitamente o álcool absoluto, para transformá-lo em álcool 70. A empresa também está envasando o produto em estado líquido, que poderá ser utilizado na assepsia de ambientes.
BOX
Doações de álcool em gel e outros produtos podem ser feitas pelo aplicativo Paraná Solidário
A doação de álcool em gel, produtos de higiene e limpeza e outros itens pode ser feita por qualquer pessoa, sem sair de casa. O aplicativo Paraná Solidário, disponível nos sistemas Android e iOS, permite fazer doações diretas para 305 instituições que atendem idosos, crianças e pessoas com deficiência, entre outros grupos vulneráveis.
O aplicativo conecta doadores e entidades beneficentes, facilitando as doações para quem precisa de ajuda. A solução foi desenvolvida pela assessoria de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
“Estamos vivendo uma fase difícil, o momento é crítico, mas nem por isso podemos parar de ajudar o próximo. Mais do que nunca, esta é a hora de usar o aplicativo e ajudar quem mais precisa”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br
Fonte: Agência Estadual de Notícias
terça-feira, 17 de março de 2020
segunda-feira, 16 de março de 2020
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Paraná descarta casos suspeitos de coronavírus
Inicialmente houve uma suspeita de um tripulante de um navio procedente da China que desembarcou em Paranaguá. O caso foi logo descartado, sem nem sequer ter sido notificado ao Ministério da Saúde. Na última terça-feira, duas pessoas passaram a ser monitoradas em razão dos sintomas que apresentaram.
Um rapaz de 29 anos foi internado em um hospital privado de Curitiba com sintomas semelhantes aos causados pelo coronavírus. Natural de Fortaleza (CE), ele estava na capital paranaense a negócios e buscou ajuda médica. Como havia passado pela China nas últimas semanas, teve o caso notificado. A presença do vírus foi descartada ainda na noite de terça, com diagnóstico de influenza B.
Outra situação investigada é de uma mulher de 23 anos, moradora de Curitiba, que retornou da China no dia 5 de janeiro. Ela também apresentou sintomas do coronavírus procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital, onde relatou a viagem. Como medida de precaução, foi internada no Hospital de Clínicas.
Clinicamente, o caso também já foi descartado em razão do período de incubação e manifestação dos sintomas, que passa de 15 dias. Exames laboratoriais estão sendo realizados para que haja notificação oficial ao Ministério da Saúde.
“Não há motivo para alarme. A população pode ficar tranquila. O Paraná está atento e vigilante, com atenção redobrada para conter qualquer suspeita”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Atuamos mais por precaução. Somente quando há essa correlação de sintomas com a passagem pela China é que haverá a notificação, com exames complementares diagnosticando a doença”, ressaltou.
ATENÇÃO – O secretário explicou que o Estado reforçou a atenção para impedir a presença do vírus no Paraná. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da secretaria foi acionado e está à disposição 24 horas por dia. O grupo fará reuniões diárias para monitorar as suspeitas da doença.
Além disso, destacou o secretário nesta quarta-feira (29) durante entrevista coletiva na sede da secretaria em Curitiba, há um cuidado especial com os terminais de desembarque no Estado, como o Porto de Paranaguá e aeroportos. Nesses locais, a secretaria atua em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fazendo o controle dos passageiros.
Ele alertou que, como os sintomas do coronavírus são parecidos com o de outras viroses como a gripe ou influenza, somente passam a ser considerados suspeitas as pessoas que estiveram na China ou tiveram contato com alguém que esteve naquele país nos últimos 15 dias que antecedem o aparecimento dos sintomas.
Beto Preto reforçou também que o Paraná não é considerado região em nível elevado de contaminação. “Neste momento não há nenhum motivo para preocupação”, afirmou.
NOTA INFORMATIVA – No último dia 24 de janeiro, foi emitida uma Nota Informativa com recomendações para que profissionais de Saúde adotem medidas preventivas, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
A Nota Informativa destaca que é prudente adotar os cuidados básicos de higiene para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas.
TRANSMISSÃO – Em humanos, o novo coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.
No caso de sintomas sugestivos de doença respiratória, as pessoas devem procurar atendimento médico e compartilhar o histórico de viagens. O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 16 dias.
SINTOMAS – Casos mais leves de infecção pelo coronavírus podem parecer como uma gripe ou resfriado. São sinais comuns de infecção: febre, tosse e dificuldade respiratória. Casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.
CUIDADOS – Secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak informou que as recomendações para prevenção e controle do vírus são muito semelhantes aos da gripe. Ela alertou para a necessidade de se lavar frequentemente as mãos; cobrir nariz e boa ao espirrar ou tossir; usar lenço descartável para higiene nasal; e manter os ambientes ventilados.
“Cuidados comuns que usamos no dia a dia. Lembrando que os postos de saúde da cidade estão à disposição da população para evitar qualquer dúvida, desmistificando qualquer fake news que por ventura pode ser espalhado”, ressaltou.
PRESENÇA – O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou do evento.
Secretário da Saúde reforça alerta contra a dengue
O secretário de Estado da Saúde Beto Preto aproveitou a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (29), que descartou a presença do coronavírus no Paraná, para voltar a alertar a população para o combate da dengue no Estado.
Boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (28) revelou o aumento do número de morte por causa da doença. O Estado registra agora sete óbitos por dengue, cinco a mais que o informe da semana anterior.
O número de casos confirmados também aumentou. Passou de 7.618 para 10.882 confirmações, um acréscimo de 42,82% em relação ao boletim anterior.
Além disso, 198 municípios com casos confirmados para a doença. Desses, 34 estão em epidemia e outras 26 cidades em situação de alerta.
COMBATE - Beto Preto destacou que o Governo do Paraná atua em várias frentes no combate ao mosquito vetor em todas as regiões, coordenadas pelo Comitê Intersetorial de Controle da Dengue.
“Todas as secretarias estaduais e órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil organizada, participam das atividades de orientação sobre as medidas que visam, principalmente, a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti nos domicílios e imóveis públicos e comunitários”, afirmou.
O secretário reforçou o pedido para a população ajude a eliminar focos da proliferação do mosquito, evitando água parada e cuidando da limpeza dos ambientes.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
Assinar:
Comentários (Atom)
Postagens mais visitadas
-
Cidadão pode fazer solicitações relativas a multas, apresentar recursos, pedir credenciais, entre outras funcionalidades da página da Secret...
-
A prefeitura de Pinhais prorrogou até o dia 4 de abril o fechamento do comércio e serviços, como medida de prevenção à disseminação do n...
-
"Diante do aumento de casos no Paraná, a Prefeitura de Pinhais alerta para os cuidados a serem tomados para combater o mosq...
Postagem em destaque
Site da prefeitura disponibiliza serviços sobre o trânsito municipal
Cidadão pode fazer solicitações relativas a multas, apresentar recursos, pedir credenciais, entre outras funcionalidades da página da Secret...




















